Eletiva nº 12 - TRANSITANDO: Minha primeira habilitação

RESPONSÁVEL


Adenair

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos jovens uma formação ética e prática sobre as leis de trânsito e direção defensiva, incentivando comportamentos responsáveis desde o início de sua jornada como condutores
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Aulas Teóricas,2. Oficinas e Simulados,3 Campanhas de Conscientização Redes Sociais: Criação de conteúdos educativos sobre habilitação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Será realizado apresentação de slid sobre acidentes de trânsito e placas de sinalização de trânsito produzidas pelos alunos
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física



    Eletiva nº 14 - PRATICANDO MATEMÁTICA BÁSICA

    RESPONSÁVEL


    Clodoaldo

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Tem por objetivo possibilitar aos jovens a vivência do conhecimento matemático por meio de atividades lúdicas, como jogos que envolvem cálculos, raciocínio lógico, figuras geométricas, construção de maquetes, dobraduras, resoluções de situações problemas, entre outros.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Explicação dos conteúdos básicos da matemática; • Explicação de conteúdos envolvendo as quatro operações da matemática básica; • Aulas expositivas; • Resolução de exercícios; • Resolução de problemas matemáticos; • Demonstração prática de certos conceitos matemáticos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Todos os trabalhos feitos pelos alunos serão registrados por meio de fotos e vídeos, e no final do semestre serão apresentados, expostos e divulgados para que todos da escola possam conhecer os objetos confeccionados.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática



    Eletiva nº 15 - “Césio 137 Goiano: Uma História Esquecida”

    RESPONSÁVEL


    Flávia

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O assunto radioatividade está presente em nossas vidas, sendo necessário estudar os fenômenos da radiação para melhor compreensão, sabendo associar riscos e benefícios de suas aplicações no nosso cotidiano. A eletiva “Césio 137 Goiano: Uma História Esquecida” tem por objetivo geral capacitar o aluno a compreender o fenômeno da radioatividade que ocorreu em Goiânia em 1987.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • # Sessão de cinema; # Aulas expositivas e dialogadas através de slides pelo Datashow; # Pesquisa via internet para descrever o tema a ser trabalhado; # Leitura de textos de artigos científicos; # Resolução de questões sobre o tema trabalhado; # Dinâmica; # Sala de aula invertida; # Mapa conceitual; # Mapa mental; # Visita técnica; # Jogos didáticos; # Tirinhas em quadrinhos; # Curta metragem.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A eletiva “Césio 137 Goiano: Uma História Esquecida” tem como proposta para culminância desenvolver um curta metragem sobre o assunto trabalhado a escolha de grupos de alunos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Física
    •  História
    •  Química



    Eletiva nº 16 - Curiosidades Históricas

    RESPONSÁVEL


    VALÉRIA BUENO DE CASTRO RAMOS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta deste projeto justifica-se pelo potencial de estimular o pensamento crítico, a criatividade e a pesquisa entre os estudantes. Ao investigarem curiosidades de diferentes épocas e culturas, os alunos desenvolvem habilidades de análise, interpretação e comunicação, além de ampliar seu repertório cultural. Essa abordagem lúdica e interativa favorece uma aprendizagem mais significativa, promovendo uma conexão emocional e intelectual com o conteúdo estudado. Dessa forma, a história deixa de ser apenas uma disciplina teórica e passa a ser uma fonte de descobertas e entretenimento.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Pesquisa e levantamento de informações: Os estudantes irão buscar curiosidades, fatos históricos e relatos relacionados ao racismo, machismo e homofobia, utilizando livros, artigos, documentários e fontes confiáveis na internet. • Debates e rodas de conversa: Serão promovidos encontros para discutir as descobertas, refletindo sobre as origens e impactos dessas questões na sociedade ao longo do tempo. • Produção de materiais: Os alunos criarão vídeos, textos, cartazes ou apresentações que abordem as curiosidades e fatos históricos estudados, incentivando a criatividade e o entendimento crítico. • Atividades interativas: Serão realizadas dinâmicas, jogos ou simulações que ajudem a compreender melhor as experiências de diferentes grupos sociais e a importância do respeito às diferenças. • Viagem com participação dos alunos e pais para conhecer uma tradição ancestral sobre a produção de tecidos. • Compartilhamento e reflexão final: O projeto será encerrado com uma exposição e apresentação dos trabalhos produzido à comunidade escolar.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Fazer uma exposição dos materiais produzidos durante a eletiva • Produzir um teatro sobre algumas curiosidades históricas estudadas na eletiva
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Filosofia
    •  Geografia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 17 - Mentes em Xeque!

    RESPONSÁVEL


    Danyella

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O projeto de Eletiva propõe o desenvolvimento da iniciação no xadrez, reconhecendo-o como uma poderosa ferramenta no processo de desenvolvimento educacional, social e cognitivo. Através do xadrez, os estudantes serão incentivados a aprimorar o raciocínio lógico, a tomada de decisões estratégicas e a resolução de problemas, habilidades essenciais tanto para o sucesso acadêmico quanto para a vida cotidiana.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Proporcionar aos estudantes a prática do xadrez, tanto de forma recreativa quanto competitiva
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância ocorrerá através da exposição de fotos expondo o processo construtivo da eletiva. Além de jogos durante a exposição.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 18 - ROBÓTICA E SEUS CAMINHOS

    RESPONSÁVEL


    SUSANE GONTIJO DE JESUS

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver, nos estudantes do CEPI Deputado Professor José Luciano, competências e habilidades do séc.XXI através da utilização do pensamento computacional, potencializando a capacidade de compreender, definir, modelar, comparar, solucionar, automatizar e analisar problemas e soluções de forma crítica e sistemática.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Resolução de problemas. Trabalho em equipe. Pensamento computacional. Criatividade e inovação.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A proposta para culminância é que os estudantes, divididos em grupos, mostrem o aprendizado adquirido sobre e pela Robótica, Programação e TDIC’s (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) em geral com os recursos tecnológicos propostos. Serão separados de forma que os grupos possam construir robôs e/ou modelos de objetos IoT, relacionando conhecimentos do núcleo comum com a robótica por meio da Plataforma Scratch, Thinkercad ou outras, e apresentar de forma expositiva e prática em uma sala temática, com o propósito de demonstrar os aprendizados que adquiriram no decorrer da eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 19 - Matemática em Ação

    RESPONSÁVEL


    Jailson

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Propõe-se a fortalecer as bases do conhecimento matemático dos alunos, com foco nas quatro operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão, dentre outras.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aplicação de atividades, aprofundamento no estudos dos algoritmos da multiplicação e divisão, bem como subtração e adição.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • o Apresentação dos Jogos e Desafios, compartilhamento de experiências, Demonstrações Práticas das "Batalhas de Operações"
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 20 - Vídeoretratos da nossa gente: cinema e identidade nacional

    RESPONSÁVEL


    ARIEL

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver nos estudantes do Ensino Médio uma consciência crítica e reflexiva sobre as interconexões entre o pensamento social brasileiro, a produção audiovisual nacional e as questões fundamentais dos Direitos Humanos, capacitando-os para a análise, a produção e a intervenção social qualificada no combate à fake news e desinformação.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Leitura de textos sobre identidade nacional, debates sobre documentários e longas, escrita de roteiros, produção de curta-metragem.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Sessão de exibição de roteiros e curtas produzidos pelos estudantes.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Sociologia



    Eletiva nº 21 - Futsal e Brincadeiras para Divertir, Movimentar e Conviver Bem.

    RESPONSÁVEL


    ADAILTON

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • - Favorecer estrutura mínima para os alunos e alunas praticarem Futsal, acreditando no esporte (especificamente o Futsal) como agente transformador. - Proporcionar o esporte com a premissa de inclusão e participação de todos, independentemente dos potenciais e de limitações individuais. - Integrar os estudantes que optam pelo aprofundamento em esportes às experiências práticas de treinamento e competições esportivas, na busca de novos conhecimentos que venham responder aos desafios do meio. - Favorecer o desenvolvimento de hábitos de atividades físicas continuadas para combater o sedentarismo; - Incentivar a educação alimentar saudável e equilibrada; - Aprimorar o rendimento nas atividades escolares;
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Todo o trabalho será organizado na perspectiva de promover uma vida saudável e do combate ao sedentarismo através de jogos e brincadeiras, visando o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social, da afirmação de valores e princípios democráticos. O planejamento das aulas se dará de acordo com as habilidades dos alunos e alunas, o professor não deve levar em consideração apenas os aspectos físicos, mas também sociais e pedagógicos que estarão envolvidos nesta atividade. AS AULAS SERÃO ORGANIZADAS EM 03 MOMENTOS: 1º Momento (Prático) – Começaremos com a participação dos alunos nas atividades a serem desenvolvidas. Abordaremos as habilidades motoras: alongamento, força, agilidade, flexibilidade, equilíbrio e enfim resistência muscular. Isto é, no início de todas as aulas, haverá uma atividade com este foco. 2º Momento (Teórico) - Possibilitar o aprimoramento teórico sobre o jogo ou brincadeira (história, fundamentos, regras, curiosidades etc..) e com dados estatísticos recentes sobre a obesidade e o sedentarismo. 3º Momento (Prático) - Finalizaremos com algumas atividades de fixação dos conteúdos teóricos na prática na quadra de esporte.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • - No final do semestre (Novembro), com apresentação de um Vídeo. Sobre algumas habilidades adquiridas e também alguns avanços para se obter uma vida saudável e quais serão os desafios para viver bem e viver leve no futuro.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 22 - Quem pensa, lucra

    RESPONSÁVEL


    Leonardus Medeiros de Brito

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Incentivar o hábito de economizar. Trabalhar com cálculos e dinheiro. Orientar como trabalhar com gastos através de gráficos. Criar planilhas. Conversar sobre a importância do consumo consciente.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Praticar com os alunos questões que os oriente a economizar, gastar com responsabilidade, gastar pela necessidade e investir.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Expor as atividades trabalhadas na eletiva para todos o colegiado
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática